O Projeto

Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil  e formação de jovem aprendiz
 estão no centro das atividades do Projeto

 

O Projeto Camaragibe Melhor atua num contexto de grandes mudanças que vem ocorrendo no município, dentre estes: os impactos advindos pela instalação da Cidade da Copa, a vinda de empreendimentos privados, as obras de mobilidade e requalificação urbana, o aumento populacional e das demandas por serviços básicos, a valorização do território e o aumento do custo de vida.  


Neste contexto, o Projeto visa contribuir para a redução da pobreza urbana e da vulnerabilidade socioeconômica dos moradores do município de Camaragibe. Tem como objetivo específico integrar ações de infraestrutura e urbanização já em andamento com iniciativas de desenvolvimento social, contribuindo para que o município se desenvolva de maneira sustentável. 


Com arco temporal de três anos (2013-2016) O Camaragibe Melhor possui três enfoques específicos: 1) Conhecimento e planejamento do município; 2) fortalecimento das organizações da sociedade civil e 3) Formação profissional e geração de trabalho e renda para jovens.


Tem como principais atividades:

(Ano I) – Fase de Conhecimento e Planejamento: realização de um estudo socioeconômico; de pesquisa de mercado de trabalho; de pesquisa das Organizações Sociedade Civil; dos Aspectos físicos e urbanos; Identificação de parceiros públicos e privados para as ações complementares; e a elaboração de um Plano Integrado de Redução da Pobreza Urbana;

(Anos II e III) - Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil: Capacitação e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projetos às OSCs; Realização de 20 encontros temáticos entre OSCs e o governo; Financiamento de 09 projetos das OSCs;

(Anos II e III) Formação profissional e Geração de Trabalho e Renda: Formação de 180 jovens, sendo 60% formado por mulheres e 60% inseridos no mercado de trabalho. Carga horária mínima: 900 horas; As etapas do projeto incluem: processo seletivo com a inclusão de jovens em maior situação de vulnerabilidade social; formação teórica; formação humana e acompanhamento; inserção no mercado de trabalho.

(Anos I, II e III) Divulgação e sistematização da experiência: Elaboração e execução de um Plano de comunicação e visibilidade; a produção de um Blog, Publicação, Vídeo, a realização de um Seminário, Monitoramento e avaliação do Projeto e Auditoria.




Os recursos naturais são um dos patrimônios do município

Áreas de encosta e de risco e falta de saneamento básico são um dos grandes problemas de Camaragibe

O terminal integrado Cosme e Damião e a Arena da Copa  - obra de mobilidade e investimentos que se instalam na região