terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto lança edital com estudantes universitários para criar logomarca

(Recife, 11 de junho de 2013) - Com  intuito de aproximar o ensino acadêmico da prática do desenvolvimento social, o Projeto Camaragibe Melhor lança um edital voltado a estudantes universitários de publicidade e propaganda, design e jogos, a partir do 5° período, para a criação da logomarca do Projeto.


A logomarca ajudará a criar a identidade visual do Projeto, voltado a reduzir a pobreza urbana de Camaragibe, por meio da formação profissional de jovens e do fortalecimento das organizações da sociedade civil.
Os estudantes terão o período de julho para fazer a inscrição, seguindo o EDITAL descrito abaixo:



EDITAL Concurso de Criação da Logomarca para o Projeto Camaragibe Melhor

A Associação de Voluntários para o Serviço Internacional - Nordeste (AVSI-NE) junto à Fundação AVSI objetivando a CHAMADA ao Concurso de Criação da Logomarca para o Projeto CAMARAGIBE MELHOR baixa o presente Edital:

A filial da AVSI Nordeste em Recife lança o edital que visa selecionar uma logomarca que represente o Projeto citado.

1. OBJETIVO
1.1 O presente concurso tem como objetivo escolher a logomarca oficial do Projeto Camaragibe Melhor.

2. NÚMERO DE PROPOSTAS
O número de propostas é ilimitado.

3. PROPONENTES ELEGÍVEIS
3.1 Pessoas maiores de 18 anos;
3.2 A participação poderá ser individual ou em grupo;
3.3 O participante poderá se inscrever com um ou mais trabalhos;
3.4 Graduandos que estiverem cursando a universidade a partir do 5° período do curso.

4. CRITÉRIOS DAS PROPOSTAS
4.1 Os trabalhos inscritos deverão ser originais e inéditos, podendo ser produzidos em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos;
4.2 Os trabalhos não poderão exibir marcas, nomes, pseudônimos, assinatura, ou quaisquer indicações que possam identificar autoria, sob pena de desclassificação;
4.3 Não serão aceitos trabalhos fora dos critérios estipulados neste edital, não cabendo qualquer recurso de seu autor;
4.4 Os participantes são responsáveis pela originalidade do trabalho;
4.5 A coordenação do concurso não se responsabiliza por qualquer semelhança com outros trabalhos já existentes.
4.6 A assinatura do(s) participante(s) na ficha de inscrição implicará na aceitação plena das condições estabelecidas neste edital.
5. INSCRIÇÕES DAS PROPOSTAS
A inscrição formal poderá ser feita unicamente por meio eletrônico, com o envio da ficha de inscrição digitalizada para o e-mail do projeto: camaragibemelhor@gmail.com;
5.1. As inscrições serão gratuitas;
5.2. As inscrições deverão ser feitas, no período de 01/07/2013 a 31/07/2013, até as 23:59 horário local;
5.3 Não será aceita inscrição após o horário e o período definidos no subitem anterior;

6. SELEÇÃO E JULGAMENTO
6.1. Após seleção dos trabalhos aptos pela Comissão Julgadora, composta pela equipe técnica do Projeto, os autores serão comunicados da confirmação da inscrição por meio eletrônico;
6.2. O julgamento dos trabalhos concorrentes será feito do dia 01/08/2013 ao dia 09/08/2013;
6.3. O trabalho que obtiver o maior vínculo artístico com a ideia do Projeto será escolhido como logomarca oficial;
6.4. Serão utilizados os seguintes critérios para o julgamento e pontuação dos trabalhos concorrente pela Comissão Julgadora:
6.5.1. Criatividade (visão inovadora de logomarca);
6.5.2. Originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes);
6.5.3. Aplicabilidade (seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos);
6.5.4. Relação com o Projeto;
6.6. A pontuação dos itens 6.5.1; 6.5.2 e 6.5.3 irá variar em valores de 0 a 5 pontos e a pontuação do item 6.5.4 irá variar entre valores de 0 a 10 pontos, gerando uma nota que vai de 0 como mínimo e 25 como máximo;
6.7. A Comissão Organizadora se reserva o direito de não premiar nenhum dos trabalhos apresentados, caso nenhum trabalho esteja de acordo com este edital;
6.8. Critérios de Desempate:
6.8.1 A Comissão Julgadora procederá a novo julgamento considerando então, somente os trabalhos concorrentes empatados.
6.9. A divulgação oficial do vencedor será no dia 15 Agosto de 2013 por meio das novas mídias do Projeto CAMARAGIBE MELHOR (Facebook, Twitter e Blog).

7. DIREITOS DE PROPRIEDADE DA LOGOMARCA VENCEDORA
7.1. O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito, e por prazo indeterminado, a qualquer publicidade que vise a divulgação e demais necessidades visuais do Projeto CAMARAGIBE MELHOR, não cabendo ao Projeto quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso, inclusive sendo-lhe permitido fazer adaptações, visando a sua adequação ao conceito e à imagem institucional e corporativa do Projeto;
7.2. Fica estabelecido, que todos os inscritos no concurso deverão juntamente com a inscrição assinar de um Termo de Cessão dos Direitos Autorais para uso pleno da logomarca pelo Projeto Camaragibe Melhor em quaisquer circunstância.

8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
8.1 O resultado final do Concurso será publicado no dia 15 de Agosto de 2013, nas novas mídias do Projeto.
8.2 O vencedor receberá um certificado do Projeto;
8.3 O autor cede direito de publicação e exposição da logomarca de propriedade pública, na forma deste Regulamento.

9. ORIENTAÇÕES GERAIS
9.1. O vencedor do concurso autoriza a veiculação de seu nome e imagens, bem como permite aos organizadores do evento, a critério próprio, sem limite de tempo, sem incidência de quaisquer ônus, a utilização ou divulgação das imagens inscritas no concurso, em portfólios, em websites ou homepages na Internet (inclusive nas aplicações interativas), televisão aberta ou fechada, publicações impressas, estampas, outdoors, exposições e eventos institucionais, desde que esses usos não tenham finalidade comercial.
9.2. Os participantes do concurso, incluindo o vencedor, são os exclusivos responsáveis por eventuais reivindicações de terceiros acerca da autoria da logomarca inscrita, bem como pela obtenção de autorização referente às propriedades, objetos, bens, locais e pessoas contidas na imagem.


10. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

10.1. A AVSI
A Associação de Voluntários para o Serviço Internacional Nordeste - AVSI NE (www.avsinordeste.org.br) - organização sem fins lucrativos, com sede na cidade de Salvador e filial em Recife, tem como missão o desenvolvimento de programas sociais, econômicos, ambientais, educativos e formativos. Executa projetos na Bahia, em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de prestar assessoria técnica para o desenvolvimento de ações sociais em áreas urbanas e rurais. Os projetos da AVSI Nordeste se voltam à formação profissional e geração de renda de jovens e adultos, à promoção do desenvolvimento urbano integrado, ao acesso à energia e promoção do meio ambiente, ao fomento e apoio à Responsabilidade Social Corporativa e Educação, utilizando recursos da cooperação internacional, poder público brasileiro e recursos privados.  Tais projetos visam melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, buscando a inclusão social e contribuindo com a redução da pobreza no Nordeste do Brasil.

A AVSI Nordeste foi constituída, a partir da experiência da Fundação AVSI (www.avsi.org), uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, com sede na Itália e atuação em 39 países, entre eles o Brasil, cuja missão é apoiar o desenvolvimento humano nos países em desenvolvimento, com atenção especial à educação e à promoção da dignidade da pessoa em todas as suas expressões. Constituída em 1972, reconhecida pelo Governo Italiano como organismo de cooperação internacional para o desenvolvimento, opera em colaboração e com financiamentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália; União Europeia; Agências e programas das Nações Unidas; do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Banco Mundial, além das agências de cooperação como a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Cooperação Holandesa; governos locais e iniciativa privada.

10.2. O PROJETO CAMARAGIBE MELHOR e SEU CONTEXTO – O projeto de redução da pobreza urbana em intervenções de desenvolvimento urbano integrado (ou Camaragibe Melhor) é uma iniciativa financiada pela União Europeia e executada pela Fundação AVSI, em parceria com a AVSI Nordeste com o governo do Estado de Pernambuco (através da Secretaria das Cidades) e da Prefeitura de Camaragibe (por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente). Visa promover o desenvolvimento social em ações de urbanização e infraestrutura em Camaragibe – município em forte expansão e pressão urbana devido, sobretudo ao advindo da Copa.

O município de Camaragibe
Camaragibe se localiza na região de desenvolvimento (RD) da Região Metropolitana do Recife (RMR), composta por outros 13 municípios. Limita-se com o município de Recife a leste e ao sudeste, São Lourenço da Mata a oeste e sudoeste e Paulista e Paudalho ao norte. A cidade, além de ser a sexta mais populosa da RMR (144.466 habitantes), ocupa também a 11ª posição entre as maiores taxas de crescimento populacional do Estado de Pernambuco. Entre 2000 e 2010, a taxa de crescimento populacional ao ano foi de 1,16% enquanto esta taxa da sua RD foi de 1,01 e a de Pernambuco 1,06. Ocupa uma área territorial de 55 km, com densidade demográfica também acima da média, em comparação à RD e ao estado: Camaragibe (2.821 hab/km²); RD (1.323 hab/km²) e PE (89,63 hab/km²).

Retrato social
Em Camaragibe 11,1% da população é analfabeta e metade da população é pobre, ou seja, a renda domiciliar per capta não supera ½ salário mínimo. Com relação à mortalidade infantil, Camaragibe apresenta uma taxa maior que a média da Região de Desenvolvimento e encontra-se num patamar pouco superior à taxa de Pernambuco. Contudo, pode-se verificar que em 10 anos a redução deste índice no município foi bastante inferior se comparado à RD e ao estado.
Um terço da população de Camaragibe reside em áreas de risco como alagados, morros e encostas, em uma cidade que apresenta carência de infraestrutura e deficiência na oferta de serviços de utilidade pública tais como esgotamento sanitário, abastecimento d’água e limpeza urbana. Apenas 34% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado. É frequente a utilização pela população de canais, galerias e vias públicas para escoamento das águas servidas.
Quanto à economia, apesar de ser um município pertencente à Região Metropolitana do Recife, a participação da economia de Camaragibe em relação ao estado é baixa (0,8%), estando acima apenas de Itamaracá, Araçoiaba, Itapissuma, São Lourenço e Moreno, em comparação aos municípios da sua Região de Desenvolvimento, conforme demonstra a tabela abaixo.

As recentes transformações em Camaragibe
Em 2007, o Comitê executivo da FIFA definiu que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, anunciando posteriormente as cidades que abrigariam a Copa das Confederações (2013). Em Pernambuco, está sendo construída a Cidade da Copa, localizada no município de São Lourenço da Mata.  O empreendimento prevê a construção de um estádio (capacidade para 46 mil torcedores) e ao seu redor, um conjunto habitacional com 9 mil imóveis, um centro comercial, hotéis e outros investimentos privados, equipamentos públicos e um parque ecológico, investimentos que somados chegam a um R$ 1,6 bilhão.
Apesar de o empreendimento estar situado em São Lourenço, o impacto trazido por ele terá grandes reflexos em Camaragibe, em particular na região Sul, devido a sua proximidade com a área urbana do município onde diversas obras de infraestrutura e mobilidade já estão acontecendo, como o Corredor de ônibus Leste-Oeste que será responsável pelo transporte dos passageiros do Recife até o Terminal Integrado de Camaragibe, o Ramal “Cidade da Copa” que vai da Avenida Belmino Correia (principal avenida de Camaragibe, localizada no centro), próximo a Estação de Metrô Camaragibe até a Cidade da Copa, o terminal de passageiros Cosme e Damião e de dois pontilhões que cortam o Rio Capibaribe e que darão acesso à Cidade da Copa. No âmbito privado, está prevista a instalação de uma grande rede de supermercados, bem como de um pequeno distrito industrial, com previsão de que sejam gerados 2 mil empregos diretos, além do complexo Reserva Camará que agrega um shopping center e diversos outros empreendimentos ao redor.

Conforme visto, Camaragibe é um município que vem sofrendo grandes transformações. Hoje, mesmo pertencendo a Região Metropolitana do Recife, o município possui uma inexpressiva participação econômica no estado. Contudo, sofrerá uma forte expansão do ponto de vista econômico, mas também populacional, demandando novos serviços de infraestrutura, educação, saúde, moradia e acima de tudo um planejamento de cidade que preveja o crescimento de maneira sustentável.

Diante deste contexto, podem-se prever alguns elementos de destaque de criticidade/oportunidades ligadas a este contexto: i) provável processo de migração informal em um território atualmente com densidade habitacional elevada; ii) forte investimento em infraestrutura viária (corredores de desenvolvimento) que facilitará a ligação com a capital indicando esta região como futura diretriz de desenvolvimento imobiliário III) forte impulso econômico e oferta de trabalho devido a construção das infraestrutura para a copa do mundo e sucessivo processo de conversão, apôs o evento (2014), para importante distrito industrial.

A capacidade de governança municipal, no planejamento e na oferta de serviço será importante neste contexto.  Evidencia-se um problema relativo ao enorme déficit atual de serviços básicos, bem como a necessidade de prevenir os efeitos degenerativos mais graves no futuro.  Do outro lado, para o Projeto ter um impacto real no desenvolvimento das pessoas, devido ao limitado recurso, será necessária uma estratégia de envolvimento do poder público e setor privado e sociedade civil. Neste sentido, o Projeto poderá representar uma oportunidade para apoiar o município a pensar o seu território e definir estratégias futura de desenvolvimento sustentável.

AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DO PROJETO
Neste contexto, o Projeto visa integrar às iniciativas de urbanização e infraestrutura que ocorrem em Camaragibe, ações de desenvolvimento social. Busca fortalecer o diálogo das organizações da sociedade civil com o governo e a sua atuação no território e promover a educação profissional e a geração de renda de jovens em situação de vulnerabilidade, com particular atenção às mulheres. Tem ainda como forte componente a articulação de atores públicos e provados para a promoção e escala do desenvolvimento no território.  Traz com principais atividades: o Conhecimento e Planejamento (Ano I), com estudo socioeconômico,  do mercado de trabalho, pesquisa das Organizações Sociedade Civil, Identificação de parceiros públicos e privados para as ações complementares e elaboração de um Plano Integrado de Redução da Pobreza Urbana; o Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (Anos II e III), com a Capacitação e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projetos às OSCs, a realização de encontros temáticos entre OSCs e o governo e o financiamento de 09 projetos das OSCs; e a Formação profissional e Geração de Trabalho e Renda (Anos II e III), com a formação de 180 jovens, sendo 60% formado por mulheres e com meta de inserção de 60% do público no mercado de trabalho; e a Divulgação e sistematização da experiência, com a elaboração de um Plano de comunicação e visibilidade, a produção de um Blog, Publicação, Vídeo, a realização de um Seminário, além do Monitoramento e Avaliação e Auditoria.
10.2 Outras informações complementares poderão ser obtidas, exclusivamente, pelo e-mail camaragibemelhor@gmail.com;
10.3 As decisões de seleção e premiação terão caráter irrevogável;
10.4 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão Julgadora;
10.5. Mais informações sobre a instituição pode ser encontrada no site oficial da AVSI Nordeste: http://www.avsinordeste.org.br/, bem como da Fundação AVSI: http://www.avsi.org 
Recife, 13 de Julho de 2013.
Ana Bianchi
Responsável da Filial – AVSI-Nordeste – Recife

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Pelo presente instrumento jurídico particular, (nome do(a) cedente) , (brasileiro(a)) , (estado civil) , (profissão) , portador(a) da Cédula de Identidade nº ____________________, CPF nº ______________________, domiciliado(a) na __________________________________________________________, na condição legal de autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra/desenho intitulada _______________________________________, decide pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, em ceder ao Projeto Camaragibe Melhor, os direitos patrimoniais referentes à obra/desenho supramencionadas, com fundamento na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de ser utilizada em todas as divulgações do projeto. A mesma deverá ser de Propriedade Pública e sua socialização e publicização visarão tornar o Projeto Camaragibe melhor um exemplo de mecanismo de combate à desigualdade social, sendo vedada a exclusividade dos direitos aqui cedidos para a AVSI em relação a outros cessionários, para todos os fins de direitos e obrigações.

________, ________ de _________________ de ________.


___________________________________________
Assinatura


 FICHA DE INSCRIÇÃO
CONCURSO LOGOMARCA* PROJETO CAMARAGIBE MELHOR

Nome Completo:
CPF: RG:
Filiação:
Endereço particular completo:
Telefone residencial: Telefone celular:
E-mail:
Instituição de ensino:
Período do curso: 
Título do Trabalho:
Informações complementares (caso deseje fazer alguma consideração):
  
Declaro que aceito os termos contidos no edital 01/12 do CONCURSO LOGOMARCA PROJETO CAMARAGIBE MELHOR:

_______________________________________________________
Assinatura do Participante
* O termo logomarca utilizado no Edital refere-se a expressão “desenho” contida na lei 9.610/98 de criação livre do autor podendo conter frases e dizeres ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário