terça-feira, 23 de julho de 2013

Projeto realiza pesquisa as Organizações da Sociedade Civil de Camaragibe

A pesquisa acontece com entrevista e visitas in loco às Organizações

(Camaragibe, 22 de julho de 2013) - A equipe técnica do projeto Camaragibe Melhor já está em campo mapeando as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e os Grupos Produtivos (cooperativas, grupos de artesãos) presentes no município.  A pesquisa com as OSCs é um dos estudos a serem realizados na fase I do projeto Camaragibe Melhor, que incluirá também outros diagnósticos, como o de mercado de trabalho; dos componentes urbanos e ambientais e um estudo dos aspectos sociais.


A presente pesquisa trata de mapear as organizações nascidas através de iniciativas da população civil de Camaragibe. Hoje, a “luta” destas Organizações tem se voltado para a melhoria da qualidade de vida de sua população, para quem prestam serviços por meio de atividades em diversas áreas como educação, assistência social,  cultura e promoção e proteção do meio ambiente. Até o presente momento, foram identificadas 63 Organizações no território, de diversas naturezas, desde religiosas, às culturais e assistenciais. 30 delas já foram visitadas e entrevistadas. Para compor o estudo é preciso conhecer a sua história, o local de trabalho, além do seu público-beneficiário, identificando as fortalezas e debilidades e perspectivas de futuro de cada instituição. 

A partir da pesquisa, serão realizadas no decorrer do Projeto, ações para o fortalecimento destas instituições, que em sua maioria funcionam de maneira precária, com dificuldade de mobilização e gestão de recursos, dependente de uma única fonte de financiamento e do trabalho esporádico e voluntário dos colaboradores.



 Por meio das visitas às instituições é possível conhecer o entorno e a realidade da região




Nenhum comentário:

Postar um comentário