segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sociedade civil de Camaragibe debate sobre exploração sexual

(Camaragibe, 30 de abril de 2014) -  Com a proximidade da Copa do Mundo e o advindo de muitos turistas para os municípios de Recife, São Lourenço (cidade-sede) e cidades vizinhas, como Camaragibe, o alerta com relação à exploração sexual de crianças e adolescentes aumenta. Esta foi uma das preocupações que representantes da sociedade civil expuseram durante o II Encontro Formativo, promovido pelo Projeto Camaragibe Melhor, realizado no dia 28 de abril, no auditório da prefeitura de Camaragibe.
Participaram do evento 35 lideranças. O Encontro foi facilitado pela secretária executiva do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Camaragibe (CMDCA), Verônica Leão, que na ocasião aproveitou para divulgar a Campanha “Camaragibe na Prevenção, Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente é Crime”. Desenvolvida pelo CMDCA em parceria com o Conselho Tutelar, a prefeitura municipal e poder judiciário do estado de Pernambuco, a Campanha reforça a quebra do silêncio e o incentivo à denúncia por meio do Disque 100.  “Há ainda o medo de denunciar, mas o disque 100 é um mecanismo nacional e seguro. A pessoa não precisa nem se identificar",
disse Leão.  


Ainda durante o Encontro Formativo, outras instituições que trabalham pela promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente em Camaragibe, puderam apresentar suas iniciativas, como a Campanha “Um trato por um bom trato”, apoiada pela instituição JOCUM (www.jocum.org.br). Voltada à vacinação contra os maus-tratos de crianças e adolescentes (uma metodologia de mobilização oferecida no Brasil pela Rede Mãos Dadas e o Programa CLAVES Brasil que valoriza o protagonismo infanto-juvenil), a Campanha inclui treinamento e mobilização pública. Pessoas são “vacinadas” contra os maus-tratos e recebem uma bala de mel (simbolizando a doçura do bom trato) e um “cartão de vacinação” que deve ser preenchido pelo vacinado. 
  

Outra iniciativa divulgada no Encontro Formativo foi a Campanha “Liber Todos” contra o tráfico de pessoas, desenvolvida pela JOCUM. Em Camaragibe, a Campanha vem acontecendo nas escolas, junto principalmente a adolescentes. Visa esclarecer o que é, como pode acontecer e as medidas de prevenção ao tráfico de pessoas.


Para fechar o Encontro, a presidente da organização não-governamental Esther´s Children no Brasil, Gilma Brito, apresentou o trabalho que entidade realiza com 60 meninas vítimas de abuso e exploração sexual. O trabalho pode ser conferido através do vídeo (http://vimeo.com/85261288).  


Como encaminhamento do Encontro Formativo, foi agendada uma reunião entre a prefeitura municipal, através da Secretaria de Planejamento e representantes da JOCUM no âmbito da Campanha “Um trato por um bom trato”. O objetivo é que sociedade civil e o poder público estreitem suas ações no que se refere ao combate ao abuso e exploração sexual. Além disso, ficou como proposta para um próximo Encontro Formativo a capacitação dos representantes das Organizações da Sociedade Civil para as Campanhas “Liber todos”e “Um trato por um bom trato”.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário