terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Formatura reúne Aprendizes do Projeto Camaragibe Melhor


Os Jovens Aprendizes do Projeto Camaragibe Melhor participaram, nesta sexta-feira (27), da festa de formatura do curso de eletricistas e pedreiros, turma 2014.2. O evento foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a partir das 20h, e reuniu os dezesseis formandos, amigos, familiares, professores, parceiros institucionais e equipe técnica da AVSI Brasil para comemorar mais uma etapa concluída com sucesso desses jovens.

Durante a cerimônia de formatura, os representantes da mesa lembraram aos formandos a importância do estudo, da persistência, da importância de superar os desafios e de celebrar as vitórias conquistadas em nossa trajetória. “Para mim, a palavra vitória simboliza o momento vivido hoje por todos. Vitória por ter feito novos amigos, conhecido pessoas novas, por ter vivido novas experiências e ter adquirido conhecimento”, sintetizou a representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco (Secid), Heloísa Helena.




De fato, a festa de formatura reflete uma vitória pessoal e também do Projeto, uma vez que todos juntos superamos desafios. Nesses treze meses de formação técnica profissional, os aprendizes passaram por formação básica em português, matemática e introdução ao mercado de trabalho ministrado pela AVSI Brasil. Os jovens também participaram do ciclo teórico com carga horária de 400 horas/aula ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Passada essa fase, os aprendizes foram encaminhados às empresas onde realizaram o ciclo prático de 500 horas/aula.   

A Gerente Geral da AVSI Brasil, Ana Maria Bianchi, lembrou que no início do Projeto, a ideia era ofertar cursos ligados à área de comércio, forte atividade econômica do município. Entretanto, a ideia se tornou inviável e a solução encontrada foi oferecer cursos de Eletricista de Instalações de Edifícios e Sistemas de Segurança Patrimonial e de Pedreiro de Edificações. “Vocês toparam o desafio e tiveram a flexibilidade de aceitar os cursos que estávamos oferecendo. Parabéns, essa é uma característica muito importante para o mercado de trabalho”, parabenizou Bianchi.



A jovem Jéssica da Silva Gonçalves, de 23 anos, foi uma das que toparam esse desafio. Como resultado, Jéssica aprendeu uma profissão e hoje é Eletricista de Instalações de Edifícios e Sistemas de Segurança Patrimonial. Segundo Gonçalves, a alegria de participar da formatura era enorme. Ela afirma que realizou outros cursos para incluir na sua formação profissional, e que está preparada para exercer a profissão. “Fui contratada para ser responsável da parte elétrica da casa de uma amiga que está sendo reformada. Com esse curso, já posso fazer freelances e trabalhar de forma autônoma. Isso é muito bom”, afirmou.


A formatura também foi um momento de felicidade para a técnica social da AVSI Brasil Suzana Veiga. Além de parabenizar os jovens pela formação, a técnica incentivou os jovens a não desistirem dos seus sonhos e buscarem sempre mais e mais. “Eu acredito em cada um de vocês”, afirmou. Durante a formatura, o grupo de dança Suingue Arrepia se apresentou para os formandos e um vídeo que conta a trajetória dos jovens no Projeto por meio de fotos foi exibido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário