Durante o 17º Encontro Formativo, os participantes receberam panfletos informativos e discutiram a promoção dos direitos das pessoas com deficiência |
Segundo a especialista em
Educação Inclusiva Daniela Alonso, a educação inclusiva compreende a educação
especial dentro da escola regular, transformando a escola em um espaço para
todos. O conhecimento sobre a legislação brasileira é fundamental para promover
o controle social dessas ações inclusivas e que regem os direitos das pessoas
com deficiência nos ambientes escolares.
A atenção sobre a legislação brasileira
é importante também para os profissionais da educação. No decreto federal nº
7.611/2011, fica claro que a União prestará apoio técnico e financeiro aos
sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal para que
os professores tenham formação continuada, inclusive para o desenvolvimento da
educação bilíngue para estudantes surdos ou com deficiência auditiva e do
ensino do Braile para estudantes cegos ou com baixa visão.
Os familiares e alunos precisam também
ficar atentos sobre as condições de suas unidades escolares, para que estes
ambientes públicos estejam adequados à promoção da acessibilidade. A Lei nº 10.098/94, por exemplo, estabelece
normas gerais e critérios básicos para esta promoção voltada às pessoas com deficiência
ou com mobilidade reduzida. Segundo o Presidente do Conselho Municipal dos
Direitos da Pessoa com Deficiência de Camaragibe, Júlio Antão, é uma luta tirar
o deficiente físico de casa, uma vez que as famílias têm medo que este sofra
preconceito por acreditarem que seu familiar deficiente não conseguirá fazer as
atividades. “O maior desafio é tirar os deficientes de casa”, afirma.
A acessibilidade é o primeiro
passo para a inclusão dos deficientes físicos nas mais diferentes instâncias da
sociedade. Entretanto, é preciso que os profissionais em educação estejam
capacitados para receber estes alunos e exista um projeto pedagógico inclusivo
para que todas as crianças tenham acesso à aprendizagem por meio de diferentes
possibilidades. A observação desses e de outros pontos podem e devem ser feitas
por aqueles que se interessam pela temática. O objetivo principal é um só:
controle social para que pessoas com deficiência garantam seus direitos
prescritos na Lei.
Para saber mais informações sobre
educação inclusiva e sua legislação, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário