sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Educação Inclusiva: uma política importante e necessária


Durante o 17º Encontro Formativo, os participantes receberam panfletos informativos e discutiram a promoção dos direitos das pessoas com deficiência 

Segundo a especialista em Educação Inclusiva Daniela Alonso, a educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, transformando a escola em um espaço para todos. O conhecimento sobre a legislação brasileira é fundamental para promover o controle social dessas ações inclusivas e que regem os direitos das pessoas com deficiência nos ambientes escolares.



A atenção sobre a legislação brasileira é importante também para os profissionais da educação. No decreto federal nº 7.611/2011, fica claro que a União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal para que os professores tenham formação continuada, inclusive para o desenvolvimento da educação bilíngue para estudantes surdos ou com deficiência auditiva e do ensino do Braile para estudantes cegos ou com baixa visão.

Os familiares e alunos precisam também ficar atentos sobre as condições de suas unidades escolares, para que estes ambientes públicos estejam adequados à promoção da acessibilidade.  A Lei nº 10.098/94, por exemplo, estabelece normas gerais e critérios básicos para esta promoção voltada às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Segundo o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Camaragibe, Júlio Antão, é uma luta tirar o deficiente físico de casa, uma vez que as famílias têm medo que este sofra preconceito por acreditarem que seu familiar deficiente não conseguirá fazer as atividades. “O maior desafio é tirar os deficientes de casa”, afirma.


A acessibilidade é o primeiro passo para a inclusão dos deficientes físicos nas mais diferentes instâncias da sociedade. Entretanto, é preciso que os profissionais em educação estejam capacitados para receber estes alunos e exista um projeto pedagógico inclusivo para que todas as crianças tenham acesso à aprendizagem por meio de diferentes possibilidades. A observação desses e de outros pontos podem e devem ser feitas por aqueles que se interessam pela temática. O objetivo principal é um só: controle social para que pessoas com deficiência garantam seus direitos prescritos na Lei.  

Para saber mais informações sobre educação inclusiva e sua legislação, acesse:


Legislação Específica | Ministério da Educação 

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